Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Queda de cabelo x Alimentação: Alimentos que ajudam no fortalecimento e restabelecimento da saúde capilar


A

lguns alimentos combatem a queda de cabelos graças a algumas vitaminas que ajudam a reestabelecer a saúde dos nossos cabelos.

Quanto mais forte for o seu cabelo, menor serão as chances de queda. Por isso, veja abaixo, alguns alimentos que podem contribuir para a melhora da queda de cabelo:

Ácido Fólico (folatos): É essencial para deixar o organismo mais resistente à doenças (age como um fortificante natural) e ainda atua como um potencializador do alto astral.

Onde encontrar: abóbora, amendoim, farelo de trigo, feijão preto, fígado, grão de bico, lentilha, nozes, ovos, suco de laranja, banana, pepino, repolho verde cozido, espinafre, agrião, brócolis, escarola crua, couve refogada e outras folhas verdes em geral.

Ferro: Importante na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue. Sua falta causa desânimo, queda de cabelo e fraqueza, de acordo com um lerta feito no último Congresso Brasileiro de Nutrição.

Onde encontrar: amêndoa, canela, carnes vermelhas em geral, castanha de caju, feijão preto, fígado, ovos, rúcula, soja.

O fio da meada

São três as categorias de “alimentos” que não podem faltar no seu prato e nos seus produtos para cabelo: os minerais, as vitaminas e os fitoativos. Eles combatem a queda, fortalecem a cabeleira, melhoram a elasticidade dos fios e aumentam a expectativa de vida das células que compõem a fibra capilar.

Vitaminas

São substâncias capazes de nutrir profundamente o fio, potencializar o crescimento e combater a ação dos radicais livres, responsáveis pela perda do viço. A falta delas deixa o cabelo fraco, além de provocar problemas, como a queda.

Vitamina A e carotenóides

Interrompem a degeneração das células capilares causada pela oxidação; controlam a produção sebácea, reduzindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo; melhoram a elasticidade do fio e regulam a multiplicação celular.

Onde encontrar: fígado, ovos, leite integral e derivados, manteiga, algas, frutas e vegetais amarelos, laranjas e verde-escuros, como batata-doce, espinafre, brócolis, abóbora, pêssego, damasco, manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa, cebolinha e espinafre.

Pró-vitamina B5 (pantenol ou ácido pantotênico)

Quando aplicada topicamente, penetra rapidamente na raiz e no corpo do cabelo. Através da técnica de microscopia eletrônica, mediu-se o seu efeito e verificou-se que encorpa o fio em até 10% do seu diâmetro normal. O tratamento com pantenol também reduz a queda de cabelo e acelera o seu crescimento.

Onde encontrar: miúdos, gema de ovo, levedo de cerveja, leguminosas, salmão, grãos integrais, germe de trigo.

Vitamina E

Ação anti-radicais livres; previne danos celulares decorrentes da UV e do envelhecimento; melhora a microcirculação do couro cabeludo; protege de gorduras oxidáveis.

Onde encontrar: óleos vegetais prensados a frio (azeite, por exemplo), ovos, germe de trigo, miúdos, vegetais folhosos, abacate, manteiga.

Vitamina F (ácidos graxos essenciais)

A sua carência causa a desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, propiciando o aparecimento da caspa e deixando o fio mais fino e frágil.

Onde encontrar: óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, peixes gordos, como salmão, cavala, atum e sardinha.

Vitamina H (biotina)

Vitamina hidrossolúvel, faz parte da família do complexo B. É um nutriente essencial para o crescimento das células, sua carência altera o ciclo capilar, aumentando o tempo de queda.

Onde encontrar: gema de ovo, fígado, arroz integral, levedo de cerveja, leguminosas, sardinhas, grãos integrais. fitoativos Ricos em ácido oléico, linoléico e fonte protéica. Emolientes, restauram a emulsão protetora do fio, garantindo sua penteabilidade e a homogeneidade.

Fitoativos

Ricos em ácido oléico, linoléico e fonte protéica. Emolientes, restauram a emulsão protetora do fio, garantindo sua penteabilidade e a homogeneidade.

Principais caracteristicas: Ricos em flavonóides, carotenóides, ácidos graxos essenciais, minerais e vitaminas – com ação antioxidante, nutritiva e regeneradora.

Onde encontrar: óleo de pêssego, óleo de amêndoas, extrato de oliva, extrato de grapefruit; extrato de folha de uva.

Minerais

Eles ajudam a agrupar, construir e aproveitar melhor as proteínas, responsáveis pela formação e preenchimento da estrutura do fio. sua falta deixa o cabelo mais fino e frágil. por isso, a remineralização da fibra capilar é essencial para deixar as madeixas mais bonitas.

Sódio

Também ajuda no equilíbrio da água no fio de cabelo.

Onde encontrar: frutos do mar, sal, shoyo, aipo, tomate, alimentos processados.

Magnésio

Gera energia na célula e é vital para a renovação celular.

Onde encontrar: frutos do mar, grãos integrais, vegetais verde-escuros, melado de cana, sementes oleaginosas, abacate, melão, abacaxi, banana.

Enxofre

Mineral essencial para a formação de queratina, a proteína que estrutura e encorpa o cabelo.

Onde encontrar: pimentão vermelho, alho, cebola, ovos, peixe, carne, repolho, couve de bruxelas, raiz forte.

Zinco

Fundamental para a síntese de proteínas (lembre-se de que o fio de cabelo é formado 98% por proteínas).

Onde encontrar: frutos do mar, ostras, sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), carne, miúdos, peru, cogumelos, ovos, germe de trigo, levedo de cerveja.

Potássio

Controla o equilíbrio hídrico (quantidade de água) na haste capilar. Hidratado, o cabelo fica mais flexível e fácil de pentear.


Onde encontrar: carnes magras, vegetais, semente de girassol, leguminosas, grãos integrais, frutas secas.

Cálcio

A baixa quantidade dele no organismo faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. Contribui para o metabolismo do ferro e vitaminas vitais no crescimento dos fios; sua ação também é essencial para a formação das proteínas do cabelo.

Onde encontrar: leite e derivados, vegetais verde-escuros, melado de cana, algas , quiabo.

E se mesmo tendo se cercado desses cuidados o problema persistir, vá ao dermatologista, para verificar a causa da queda.